AUDIÊNCIA DIA 23: CONTRA AS IRREGULARIDADES DA “MAQUINA DE MOER GENTE” (MAP)

NOTÍCIAS SINDVIGILANTES/BA 12 JAN’ 2019

O Ministério Publico do Trabalho remarcou para as 14 horas do próximo dia 23 a audiência no processo em que o Sindicato denuncia as irregularidades praticadas pela MAP contra os direitos dos trabalhadores e a lei. A famosa “Maquina de Moer Gente” foi denunciada formalmente pelo Sindvigilantes/ Bahia em outubro passado ao MPT por, entre outras coisas:
• estornos ilegais na conta do FGTS em setembro e retorno em outubro com valores menores;
• desconto mensal de vale transporte superior ao permitido em lei;
• obrigar e ameaçar vigilantes para preencher folha de ponto dos últimos 5 anos;
• criação de banco de horas ilegal e serviços extras ilegais e sem o devido pagamento;
• conceder férias sem aviso, sem recibo e parcelamento ilegal;
• não fornecer crachá a cada 6 meses, como determina a Portaria da PF;
• não respeitar o prazo de 6 meses para troca de fardamento, conforme a CCT;
• não realizar exames médicos anuais como manda a CCT e a lei.
Na audiência o Sindicato vai acrescentar mais denuncias, como o pagamento do 13º salário a menor, especialmente no titulo periculosidade, entre outros.
Após a denuncia o MPT realizou uma primeira audiência nodia 30/10, onde compareceram quase 10 contratantes, mas a MAP faltou. Na próximo vamos cobrar da empresa o fim destas irregularidades e respeito a lei e aos trabalhadores. Só queremos isto: RESPEITO! Pagar salário em dia não é bondade, É OBRIGAÇÃO e não dá permissão para desrespeito.
No passado alguns também se enganaram com outras “boas”: Sbil, Transguarda, Sedil, Seviba, Nordeste, etc. e todos sabem para onde foram estas “boas” e a rasteira que deram nos trabalhadores.
E não adianta pressão, ameaça, coação, ações forjadas, facks e outras ações indecentes. O Sindicato cumprirá seu papel.
SINDVIGILANTES/BA