Bahia sedia 11° Congresso da CNTV e vigilantes reafirmam compromisso leal com a luta da categoria

A reafirmação consistente da luta feita por uma categoria corajosa e mobilizada. Assim foi definido o 11° Congresso Nacional dos Vigilantes finalizado na tarde desta sexta-feira (25), na capital baiana. Com participação expressiva dos trabalhadores em reconhecimento aos trabalho realizado pelas lideranças nacionais e locais, o evento foi palco de debates importantes acerca do momento político atual.

Cumprindo disposições estatutárias, o congresso teve apresentação dos relatórios de atividades e prestação de contas da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV). Além disso, a direção da entidade estimou a previsão orçamentária para o ano vindouro. Os itens foram aprovados pela plenária de forma inconteste.

Os temas políticos e voltados ao segmento profissional foram abordados de forma comprometida pelos congressistas. A eleição presidencial que consagrou Luiz Inácio LULA da Silva como presidente da República pautou as discussões diante do protagonismo que a classe trabalhadora terá no cenário social e econômico. Segundo o secretário de Finanças da CNTV, Paulo Quadros, a reforma trabalhista foi prejudicial aos trabalhadores e precisa ser alvo das ações iniciais do novo governo. “Desde a transição e quando iniciar o governo, o presidente Lula terá desafios significativos para resgatar a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras do país. A reforma trabalhista deformou e atingiu mortalmente os nossos direitos. A organização sindical será muito mais fundamental nessa nova reconstrução social e no alinhamento para mobilizar os companheiros para essa missão que precisa de uma nova forma de pensar, agir e resguardar a sociedade”, disse Quadros.

Eleição – Após a elaboração das regras do processo eleitoral, os congressistas discutiram a construção de um regimento interno que foi aprovado pela unanimidade. Debates intensos sobre ação e representatividade sindical; tecnologia x mão de obra humana; segurança privada, piso salarial e, geração e manutenção de postos de trabalho aconteceram no período anterior às eleições que consagraram o companheiro José Boaventura na presidência da CNTV para um novo mandato.

Reeleito para o novo mandato até 2026, José Boaventura agradeceu a confiança dos colegas e apontou os novos caminhos da CNTV. “Vamos manter o trabalho vencedor e que tem transformado a vida dos colegas em todo o país. A Bahia nos deu régua e compasso e tem sido referência em conquistas obtidas com luta. Isso tem estimulado os colegas a manterem trincheiras combativas no Brasil. Viveremos a retomada social com o governo Lula e a nossa entidade será porto seguro da defesa da democracia e dos direitos da categoria. Agradeço o gesto de confiança em nossa eleição e honrarei cada voto, cada expectativa, cada fio de esperança que foi ofertado. Máximo respeito à luta dos vigilantes pelo Brasil”, disse Boaventura.