REAJUSTE DE 2020 E RETROAVIVO DE 2019, SEM CHANTAGEM, JÁ!

ATUALIZADO EM 07/02/2020 AS 11H41

PATRÃO CADÊ O MEU AUMENTO?

PATRÕES PEDEM PRAZO PARA APRESENTAR CONTRAPROPOSTA DE AUMENTO. NOVA RODADA DIA 12/02, ÀS 16H

Na primeira rodada de negociação realizada na tarde desta quinta-feira (6/02) os patrões, alegando que o IBGE ainda não divulgou a inflação (INPC) de janeiro, pediu um prazo até a próxima semana para apresentar uma contraproposta de reajuste os salários e benefícios (alimentação e outros). O INPC de janeiro serve como base para a data-base de 1º de fevereiro.
Com este pedido de prazo a nova rodada ficou combinada para a próxima quarta-feira, dia 12, às 16h, no Centro Empresarial Iguatemi.
RECICLAGEM DIA SIM, DIA NÃO – No decorrer da reunião os nossos Sindicatos repeliram a proposta patronal em relação ao curso de reciclagem/atualização. Os patrões queriam a autorização do Sindicato para a realização de cursos em dias alternados: dia sim/dia não ou ainda trabalha um dia e no outro na escola), alegando que tal “esquema” foi aceito por alguns sindicatos de outros estados. Dissemos claramente: AQUI, NÃO! Imagine, reciclagem somente nos dias de folga do vigilante, de graça para o patrão.
CELULAR PESSOAL A DISPOSIÇÃO DO PATRÃO – Também repelimos a proposta do “Sindicato autorizar o uso do celular privado do vigilante para comunicações da empresa – escalas e comunicações formais diversas”. Isto permitiria a empresa monitorar a vida privada do trabalhador. Absurdo!
Com isto, reafirmamos a agenda de luta:

12/02 – quarta-feira – 16h – RODADA DE NEGOCIAÇÃO NO C.E.IGUATEMI
14/02 – sexta-feira, 08h30 – ASSEMBLEIA NO SINDICATO
15/02 – SABADO , ÀS 08H3O – ASSEMBLEIA NO SINDICATO

É mais de 8% de perda para a inflação (mais de 80 reais por mês) acumulada (2019 e 2020).
Se não tem aumento, tem GREVE!
(Para registro: E os pelegos de zap-zap? se borram diante de patrão e não aparecem na luta. Só blábláblá, fakes News, mentiras e jogo patronal sujo).

ATUALIZADO EM 07/02/2020 AS 08H04

Aos companheiros vigilantes da Bahia
Assunto: campanha salarial, 2019/2020.

Por: Antonio Claudio Silva

Prezados colegas;
Há muito tenho visto que as manifestações de insatisfação dos companheiros tem acontecido mediante a postagens em grupos sociais, a exemplo, do WhatsApp, e, que na maioria das vezes são manifestações desencontradas, noticias falsas (fake News) o que não ajuda a organizar o raciocínio logico na categoria.
Digo isto, porque hoje, 04/02/2020 em uma postagem em determinado grupo (de WhatsApp) havia uma noticia afirmando que as negociações salariais já tinham sido realizadas, inclusive montaram uma tabela com valores de salários. Um absurdo! Gente que não tem o que fazer. É covarde e nunca participou de qualquer discussão no coletivo. Digo: não participa de assembleias e ou tem coragem de questionar os encaminhamentos dado por aqueles que estão à frente dos trabalhos, representando a categoria.
Por favor, se não poder ajudar não atrapalhe.

ATUALIZADO EM 03/02/2020 AS 10H20

SINDICATO PATRONAL FALA DA NEGOCIAÇÃO E DA PAUTA NO ULTIMO DIA DE JANEIRO

Os patrões entregaram na ultima sexta-feira, 31 de janeiro, uma carta respondendo a nossa pauta, se dizendo interessado em negociar, mas somente alguns pontos da nossa pauta:

• data base e vigência, clausulas econômicas, exame de saúde ocupacional/psicológicos, reciclagem e fardamento;

Mas ainda dizem querer negociar clausulas que o patronal pretende incluir na cct: controle telemático de jornada, entrega de avisos e documentos por meio digital, alterações na jornada 12×36.

Nesta segunda feira, 03 de fevereiro, estamos respondendo aos patrões, reafirmando a nossa pauta e propondo uma primeira rodadas de negociação para esta quarta-feira, dia 05 DE FEVEREIRO

Mas observe:

• apesar do segundo ano sem reajuste, nada falaram concretamente sobre aumento;
  • voltam com o interesse em “negociar” reciclagem, fardamento, exame periódico e data-base. Já imaginaram o que vem de lá? Reciclagem em fins de semana e na folga, sem prazo para trocar farda, etc.
  • e quanto as clausulas de interesse patronal? Uso do seu celular a serviço e monitorado pela empresa? quebra da 12×36? Imagine a “coisa boa” que vem de lá!

São dois anos de perdas para a inflação. A partir do dia 01/02 com cerca de 8% de inflação acumulada ou mais de R$80 por mês de prejuízo (só no salário base). Isto sem contar o ticket refeição e outros ganhos.

É prejuízo.

O remédio para isto é GREVE!

Caso sejam confirmadas as rodadas de negociação, informaremos e compartilharemos com todos e dias 14 e 15 de trataremos sobre o andamento das negociações com todas e todos nas assembléias.

A LUTA É DE TODAS E TODOS.

ASSEMBLEIAS DE MOBILIZAÇÃO E LUTA

SALVADOR:

14 E 15 DE FEVEREIRO – SEXTA E SABADO – SEMPRE ÀS 08H30

NO SINDICATO – R. DO GRAVATÁ, 23 – NAZARÉ

Atualizado em 30/01/2020 as 14h11

CAMPANHA SALARIAL 2019 E 2020:

SEM AUMENTO, SEM RESPOSTA DOS PATRÕES, SINDICATO CONVOCA ASSEMBLEIAS, ATIVIDADES DE MOBILIZAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A GREVE

Chegamos ao fim de janeiro e nada de resposta dos patrões a Pauta de Reivindicações da categoria entregue em 16 de dezembro passado.
Juntando as duas inflações ou perdas inflacionárias de 2018 para 2019 e 2019 para 2020 o prejuízo ultrapassa os 8%.
Isto significa um prejuízo, só no salário (sem os reflexos nos adicionais – Boa Permanência, Periculosidade, etc.) de quase 90 reais por mês a partir de 1º de fevereiro.
Nas últimas semanas a direção do Sindvigilantes tem ido aos postos levar o jornal com informações a categoria e o chamamento a luta.
O próximo passo é aumentar a mobilização e preparação para a greve. NÃO TEM AUMENTO SEM LUTA!
A direção do Sindicato está trabalhando os próximos passos da luta. Anote, acompanhe e participe:
• ATOS E PROTESTOS DIANTE DE EMPRESAS DE VIGILÂNCIA E CONTRATANTES;
• REUNIÕES EM EMPRESAS, BAIRROS E LOCAIS DE TRABALHO;
• DIVULGAÇÃO DA LUTA NA IMPRENSA, CARRO DE SOM E OUTRAS MÍDIAS;
• ASSEMBLEIAS DE DEFINIÇÃO DA AGENDA DE GREVE:
14 E 15 DE FEVEREIRO (SEXTA E SÁBADO) NO SINDICATO.

SE LIGOU NA LUTA!

ASSEMBLEIAS REALIZADAS, PAUTA ENTREGUE AO PATRONAL:

Por volta do dia 16 de dezembro passado foi entregue ao Sindicato Patronal a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2020 dos vigilantes da Bahia, para a data-base é 1º de fevereiro.

Os patrões receberam a PAUTA e já estão a quase 30 dias calados, em silencio.

A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES é o resultado das mais de 20 assembleias realizadas nas principais regiões do estado entre os dias 06 a 15 de dezembro de 2019. Ouvimos as sugestões e propostas de todos os vigilantes que participaram. Podemos considerar como principais pedidos da PAUTA:

• REAJUSTE EM 1º DE FEVEREIRO DE 2020 E REAJUSTE RETROATIVO A FEVEREIRO DE 2019;
  • REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO (INPC DE FEV/2019 = 3,57%), MAIS FEVEREIRO DE 2020 (INPC AINDA A SER DIVULGADO), MAIS GANHO REAL 10%;
  • TICKET REFEIÇÃO DE 20 REAIS, PARA 30 DIAS E SEM DESCONTO;
  • VT – VALE TRANSPORTE SEM DESCONTO;
  • CESTA BASICA DE 150 REAIS, EXTENSIVA A TODOS;
  • RECICLAGEM – PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS DOS CURSOS REALIZADOS  NOS DIAS DE FOLGA E HOSPEDAGEM EM HOTEL;