SindVigilantes da Ba participa das novas diretrizes da comunicação da CUTBa

Encontro de Comunicação, Blogueiros e Mídias Livres, apoio a Revista Carta Capital, fortalecimento da TVT foram alguns dos pontos de pauta que resultou na construção do Plano Emergencial de Comunicação da CUTBA.

A sexta reunião do Coletivo de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUTBA), realizado nesta quarta-feira (19), em Salvador (Ba), na sede da central, reuniu 16 representantes de sindicatos, secretária de Comunicação, Lucivaldina Brito, e o presidente da CUTBa, Cedro Silva,  para  os seguintes pontos de pauta: preparação final do Encontro Estadual de Comunicação da CUTBA, Encontro de Blogueiros e Mídia Livre da Ba, fortalecimento da revista Carta Capital e criação do Brasil de Fato – CUTBA, o Fórum Social Mundial 2018, Lula e a campanha  “Eleições sem Lula é Fraude!”, fortalecimento e divulgação da TVT (tv do trabalhador) e a unidade nas coberturas dos próximos atos.

Durante a reunião foi discutido como será o Encontro Estadual de Comunicação da CUTBA, cujo tema é “História, Comunicação e Sociedade: uma ação em unidade”. De acordo com a Secretária de Comunicação da CUTBA, Lucivaldina Brito, o papel da comunicação para o encontro é a criação de uma unidade. “Estamos enfrentando sem unidade todos os ataques da mídia que apoiou o golpe, mas não tratamos em unidade, isso nos enfraquece e deixa buracos onde somos atacados sem contrapor e perdemos espaços, mesmo a sociedade acordando aos poucos que lutamos pelos direitos, não só dos trabalhadores, mas de uma sociedade”, explica a secretária.

Para o presidente da CUTBA, Cedro Silva, atacar com informação é uma estratégia. “Precisamos mostrar que já estamos perdendo direitos conquistados e revelar para o trabalhador/sociedade, o quanto o golpe irá custar para vida dele e os sonhos futuros”, desabafa o presidente que pontua, “precisamos unificar a nossa comunicação, temos o coletivo que pode construir essa unidade”.

Outro ponto da reunião se deu as forma de divulgação das chamadas e das campanhas utilizadas de conscientização. Com o avanço da tecnologia, ações como panfletagem e carro de som precisam ser pensadas de forma mais atrativo e moderno para efeito rápido e direto. “Gostamos tanto da criatividade e não usamos em nossas próprias peças publicitárias, precisamos que o coletivo monte estratégicas e ações inovadoras de conscientização atrativa e inovadora”, pontuou o Secretário de Imprensa do SIndVigilantes da Bahia, Jefferson Fernandes, que utilizaram da psicologia, inovação, criatividade e das novas tecnologias na greve da categoria, onde mudou o cenário a favor dos trabalhadores; “paramos para responder ao trabalhador (os vigilantes) com informação (card, jornal, boletins, whatsapp, fan page, instagram e outros); esse tempo gasto nos trouxe ao sucesso da greve, além de conscientizar conquistamos a confiança da classe, o grande desafio agora é permanecer e não diminuir a qualidade”.

A Secretária de Formação da CUTBA, Cristina Brito, fez a análise da conjuntura e da necessidade da realização do encontro. “Estamos formação e comunicação caminhando em unidade, por isso, precisamos formar novos protagonistas na sociedade, usar a informação como processo mais um meio de conscientização e para isso é a construção do plano e colocar em prática, esse é o caminho”, explica Cristina.

O Encontro Estadual de Comunicação da CUTBA, acontece nos dias 01 e 02 de agosto, no Instituto Frei Ludovico, com mesas de debates, oficinas e a construção do plano emergencial de comunicação da CUTBa.

Desafios e inovação.

Com o fortalecimento da unidade na comunicação através do coletivo de comunicação e novas interações entre CUT e sindicatos, o desafio da comunicação vem ganhando força. Com novas propostas de construção de espaços de diálogo, como o Encontro de Blogueiros e Mídia Livre da Bahia, para mês de setembro, Fórum Social Mundial, em 2018, o coletivo avalia que alguns desafios já estamos vencendo.

“O próprio coletivo já é uma vitória, pois estamos ocupando espaços vazios, como a unificação de uma campanha, com uma cara da central, por exemplo, o esforço conjunto é outra prova de amadurecimento e crescimento”, pontuou a Assessora de Comunicação do SINDQUÍMICA, Cecilia Vásquez.

Também estão ameaçadas por esse processo de golpe contínuo, as políticas de comunicação comunitária e o processo de democratização que, em grande parte, são construídas pelos coletivos de comunicação, assessorias de sindicatos (diretores e jornalistas), movimentos sociais, universidades e outros. “Essa política democrática de comunicação, que lutamos, ela devolve ao povo ser protagonista, procurando garantir a segurança da informação com viés solidário, comunitário e humano, quase apartidário”, comentou o Diretor de Comunicação do SENALBA, Valtemir Santos.

Comunicação mais forte

Outro ponto debatido durante a reunião foi a de fortalecer os veículos que a CUTNACIONAL apoia, como a Carta Capital e Brasil de Fato (Revista e Jornal), a Rede TVT (Canal de TV do Trabalhador) e a criação do jornal de distribuição gratuita, com a linguagem CUTista, apoiado por todos os sindicatos.

O desafio agora é criar uma imprensa sindical mais forte e participativa. Os sindicalistas concordaram que é preciso criar mais agilidade nas informações, bem como uma melhor linguagem nas peças publicitárias a serem produzidas. A proposta defendida na reunião é a construção durante o Encontro de Comunicação do Plano Emergencial de Comunicação da CUTBA, onde terá desde a unidade a novas ações midiáticas.

Encerrando a reunião, a Secretária de Comunicação da CUTBA, Lucivaldina Brito, lembrou a frase, ‘sonho que se sonha junto se transforma em realidade’, por isso, a ampliação dessa reunião com novos sindicatos e entidades parceiras.