*SINDVIGILANTES realizam protesto nesta segunda (17) contra o Consórcio Mobilidade Bahia/CCR*

Acontece nesta segunda-feira (17), um protesto contra o *Consórcio Mobilidade Bahia/CCR Metrô*, a partir das 9horas, no setor administrativo da companha que fica localizada junto a Estação Retiro do Metrô. O *SindVigilantes* exige que a CMBA pague aos seus 220 vigilantes, país e mães de famílias, direitos trabalhistas garantidos por direito. Os 220 vigilantes contratados pela empresa de segurança *Sempre Forte* que presta serviço nas áreas de construção do Metrô de Salvador, sob a responsabilidade da CMBA, foram demitidos no ultimo dia 31 de maio, quando o consórcio rompeu contrato com a empresa.

Estima-se que a Sempre Forte deve cerca de 3 milhões aos trabalhadores, incluindo o saldo da rescisão  ( 1 milhão e setecentos já comprovado), mais a multa do FGTS (40%) e um ano de FGTS não depositado, cujos valores ainda não foram finalizados.

No ultimo dia 11, Sindicato, Sempre Forte e CMBA se reuniram no Ministério Publico do Trabalho para uma tentativa de solução, sem acordo. Nova audiência ficou marcada para esta terça-feira (18), às 11horas, no MPT. No dia 11 a empresa *Sempre Forte afirmou não ter como pagar nada aos vigilantes* e o *Consorcio, por seu lado, afirmou que só possui 900 mil retidos da empresa para repassar aos trabalhadores, afirmando ainda que não poder fazer mais nada*.

Os trabalhadores e o Sindicato não aceitam o calote da empresa de segurança, tampouco do Consorcio. Este, por lei é corresponsável pelas obrigações de empresas contratadas. O *Consorcio, inclusive, e já tinha afirmado em reunião com os trabalhadores que “pagaria tudo que a terceirizada contratada devesse aos trabalhadores”*. Agora mudou o discurso.

ASCOM-SINDVIGILANTES