SOBRE A MORTE DE DOIS ADOLESCENTES NA ÁREA DA CTB /TRENS

Acerca da morte de dois adolescentes na área da CTB – Cia de Trens da Bahia no ultimo dia 27 de abril, na Estação Santa Luzia do Subúrbio Rodoviário de Salvador, o Sindicatos dos Vigilantes do Estado da Bahia – Sindvigilantes/Bahia tem a dizer o seguinte:

• Primeiro e principalmente lamentar este triste episodio e manifestar sua total e irrestrita solidariedade da família das vitimas, reafirmando o compromisso da categoria com a defesa da vida e da cidadania;
  • O lamentável episódio é pontual. Na maioria das vezes são os profissionais vigilantes as vítimas de violência nos seus locais de trabalho ou mesmo fora deste, mas mesmo neste caso por sua condição profissional. Não passa de pouco mais de 15 dias que abateram o colega José Andrade, vigilante da empresa Guardesecure, em plena jornada de trabalho na Alfândega/Receita Federal;
  • Os profissionais de segurança privada são preparados e compromissados primeiro com a vida. Tem seu curso definido e registrado pela Policia Federal e são avaliados, tanto técnica como eticamente, a cada dois anos;
  • No caso da segurança do patrimônio, funcionários e usuários da CTB este Sindicato vem apontando a empresa prestadora de serviço MJR e ao Companhia de Trens a necessidade de um programa de segurança focado no dialogo social com as comunidades e ações correlatas;
  • Cuidaremos de prestar o apoio necessário ao vigilante para sua defesa, com a clareza de que este responderá pelos seus atos e aguardará o julgamento da justiça.
  • O Sindicato estará reforçando este pleito junto a Companhia e junto as comunidades para que a segurança seja de fato um fator de valorização e preservação da vida, nunca um instrumento de morte. Episódios como estes podem ser evitados se a empresa de segurança e, principalmente, a CTB tiverem interesse e compromisso.

Salvador, 02 de maio de 2017

José Boaventura Santos