SRTB ADMITE ERROS DO GOVERNO COM O PIS E PREVÊ REVISÃO EM 31/03

Diante das denuncias generalizadas de colegas de diversas empresas, em especial INTERFORT, SEGRUPRO, VIGSEG, entre outras, o Sindicato notificou as empresas e solicitou explicações ao Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRTB/BA.
Das empresas recebemos respostas escritas, alegando problemas no sistema do Ministério do Trabalho.
Do Ministério do Trabalho recebemos um documento constando a seguinte informação:
“O governo verificou um numero excessivo de trabalhadores com abono salarial como não habilitado por inconsistências no processamento das informações da RAIS 2020.
Estabeleceu que reprocessará as RAIS 2020 em 31/03/2022 visando sanar esta situação.
O trabalhador pode consultar pela CTPS digital ou pelo 0800 7260207, opção 3 e depois opção 2.
Mas caso ele já tenha a informação que ele consta na RAIS 2020, com mais de cinco anos do primeiro emprego formal em relação a 2020 e que sua média salarial incluindo o 13º salário fica abaixo de dois salários mínimos, ele terá direito ao abono após o reprocessamento. Att. Mauricio Nolasco de Macedo – AFT/CPAT/SRTB/BA – 15/02/2022”
Ainda um acréscimo da nossa parte: o governo Bolsonaro deixou os trabalhadores sem o PIS no ano passado, desmontou o Ministério do Trabalho e penaliza, na sua desordem, mais uma vez os trabalhadores.
Por favor, fiquem atento ao prazo de revisão dos lançamentos indicado (31/03) e fale com seu Sindicato.