TEMPOS DE PANDEMIA

PARA PAGAR BENEFÍCIO SOCIAL SOMENTE A CAIXA ESTÁ AUTORIZADA PELA PF A EMPREGAR VIGILANTE FORA DA AGÊNCIA
O Sindicato recebeu denúncias dando conta que alguns bancos estavam retirando vigiantes do interior das agências para organizar filas na parte externa.
Vimos até uma orientação do Banco Itaú falando de “uma autorização da Policia Federal”, mas o banco estava “pongando” na autorização especifica para “quem paga benefício social”, no caso, somente a Caixa Econômica Federal.
Além disso e diferente da Caixa, o banco Itaú não estava empregando mais vigilantes para fazer este serviço. Estava reduzindo o quadro de vigilantes do interior da agencia, descumprindo desta forma o plano de segurança aprovado pela PF.
Nesta semana verificamos alguns recuos do Itaú e o emprego de pessoas com outras funções (recepcionista, parece) para a organização de filas.
A PF também respondeu a outras consultas da nossa Confederação Nacional (CNTV) deixando claro que autorização é somente para a Caixa, bem como em relação a extensão da atuação dos vigilantes, uma vez que as filas não se limitam apenas a calçada da agencia. Segundo a PF “o vigilante pode se deslocar por toda a extensão da fila”.
Mas estão precisando de meios de comunicação, rádios, por exemplo, que já foi solicitado a empresa e a Caixa.
Estamos atentos ao emprego e a segurança do Vigilante em tempos de pandemia.