Vigilantes tentam encerrar impasse com os patrões e encerrar greve nos bancos – BA

O impasse sobre a legalidade da paralisação dos vigilantes, que há dez dias protestam pelo início imediato do pagamento do adicional de periculosidade, promete ter um fim nesta quinta-feira (7/3). Às 14 horas, representantes do Sindicato das Empresas de Segurança Privada da Bahia e do Sindicato dos Vigilantes se encontram no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, em Nazaré, para conhecer a determinação da Justiça.

Enquanto a negociação permanecia parada, na manhã de dessa quarta-feira (6/3), um novo protesto nas ruas do centro de Salvador resultou em mais transtornos para a população.

Durante toda a manhã, uma passeata engarrafou o trânsito na região do Dique do Tororó e no centro da cidade. Após o protesto, os manifestantes se reuniram na sede do sindicato, em Nazaré, onde discutiram e avaliaram os rumos da manifestação.

“Nossa movimentação vai continuar até o último instante”, declarou o diretor do Sindicato dos Vigilantes, Paulo Brito. Hoje, antes da audiência, uma nova manifestação deve acontecer no centro da cidade, de onde os vigilantes partirão em direção ao TRT para conhecer a decisão da Justiça. “Se a decisão for favorável à nossa categoria, tudo bem. Caso contrário, nós iremos entrar com recurso até conseguirmos o nosso objetivo”, informou Brito.

Ele não descarta a continuidade da greve, caso a Justiça determine a ilegalidade da paralisação. “Como não é o TRT quem dá a decisão final, nós iremos recorrer até o fim em todas as instâncias”, continuou.

O julgamento do dissídio coletivo terá como relatora a desembargadora Sônia França, da Sessão de Dissídios do TRT. Um representante do Ministério Público do Trabalho também participará da leitura da decisão da Justiça.

Por Kelly Cerqueira