Assembleias realizadas na Capital e no Interior aprovam contraproposta patronal e CCT deve ser assinada, logo após o Carnaval.

Notícias do Nosso Sindvigilantes/BA – 11/FEV/2024.
VIGILANTES DA BAHIA.

Breve informe sobre o andamento e a conclusão das negociações coletivas e das verbas salariais dos vigilantes.
SUPERADAS AS DIVERGÊNCIAS:
Após superar as divergências, sobretudo pelo o fato da representação patronal inicialmente ter declinado do acordo já previsto na CCT, desde de 2022, que prevê regras taxativas, para reajustar o piso salarial, e a projeção do percentual do adicional de boa permanência até chegar a 25% do piso para todos os vigilantes.

ASSEMBLEIAS NA CAPITAL E NO INTERIOR:

Na sexta dia 09/02, foram realizadas assembleias em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, e no Sábado dia 10/02, em várias outras cidades do interior. Em todas as assembleias a categoria sem exceção aprovou a contraproposta apresentada pelos patrões e autorizou os Sindicatos assinarem a CCT/2024.

DIREÇÃO TRABALHANDO NO CARNAVAL:

Assim, apesar do Carnaval, os nossos Sindicatos, continuam firmes e trabalhando para concluir as etapas formais e garantir que o novo salário seja pago até o quinto dia útil do mês de março.

ASSEMBLEIAS APROVAM E AUTORIZAM:
Entre as propostas já referendadas pelas assembleias estão o reajuste de salário no percentual de 7,01%, elevando o piso para: R$: 1.471,22.

• INPC: 3,71%
• CCT: 2,43%
• Ganho real: 0,87%
Índice total 7,01%

REMUNERAÇÃO COMUM

• R$: R$: 1.471,22
• 30% Periculosidade R$: 441,36
• 22% de boa permanência R$:323,66

REMUNERAÇÃO TOTAL É DE R$: 2.236,24

Aumento NOMINAL em 2024 R$:

No piso Salarial R$: 96,41
NA Periculosidade R$: 28,92
NA Boa Permanência R$ 73,04

TOTAL MÊS R$: 198,37

Total anual R$: 2.380,44
Taxa negocial: R$: – 57,00

Total anual menos a taxa R$: 2. 323,44.

TAXA NEGOCIAL VISA A MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DO SEU SINDICATO.

Desde de 2017, que o nosso Sindicato se mantém de pé e defendendo você trabalhador e trabalhadora, sem a sua contribuição. A retirada do imposto Sindical teve como objetivo o fechamento dos sindicatos, o nosso Conseguiu com muito esforço se manter de pé e durante a pandemia teve atuação importante, sobretudo no setor bancário, protegendo a vida de vários colegas que atuaram nas agências da CEF, em especial.

Agora é a sua vez de contribuir para reerguer seu instrumento de luta, assim, a taxa negocial de R$: 57,00, está sendo prevista na CCT, como forma de contribuição, para o seu Sindicato fazer muito mais por você.

Nesse sentindo, e sabendo da importância, da valorização e do respeito que você colega vigilante, tem pelo nosso Sindicato, estamos também estabelecendo um prazo de 20 dias após a assinatura da CCT, para quem quiser, manifestar o desejo de oposição, contudo reafirmamos o nosso pedido de que cada um e cada uma possa e deseje manter a sua contribuição, além de fiscalizar o uso e cobrar a prestação de conta e destinação do valor da sua contribuição.
Além, da remuneração apontada acima, todos os outros direitos foram mantidos, inclusive a jornada 12X36, e o pagamento dos adicional de intrajornada em todos os setores.
A manutenção do acordo e o aumento do adicional de boa permanência para 25% para todos os vigilantes a partir de 1° de fevereiro de 2025, está garantido, inclusive para evitar qualquer tentativa de recuo por parte dos patrões a CCT, valerá até 31 de dezembro de 2025, com reajuste salarial também já previsto, nos termos já pactuado, ou seja, 2,43% mais o INPC do período.
Duas questões importantes que devem ser objeto de discussões e de um provável termo aditivo, a criação de condições diferenciadas para os colegas que atuam na Escolta Armada e na Segurança de Eventos.
Outro compromisso firmado é a política de valorização do auxílio alimentação, uma pauta urgente e necessária para os vigilantes da Bahia.
Assim, temos a consciência que é necessário continuar na luta, afinal: QUEM NÃO LUTA POR SEU DIREITO NÃO É DIGNO DELES. A luta deve continuar sempre. Contudo, gostaríamos de ressaltar que a luta é de classe, sua participação é obrigatória, a luta é sua e sem sua contribuição, participação e consciência de classe nada avança.
Após, a conclusão das negociações, assinatura e registro, estaremos disponibilizando, a CCT, no formato, eletrônico nas nossas redes sociais e em documento físico, na nossa sede. Estaremos também, confeccionado um boletim com todas as informações e tabela salarial, nos formatos eletrônico e físico, oportunidade inclusive de visitas as cidades do interior para abertura de subsedes e indicação de delegados sindicais.

Reorganizar a luta dos vigilantes, em toda a Bahia, é o nosso compromisso.

SINDVIGILANTES/BA – Sindicato de verdade, categoria boa de briga.
“QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITO, NÃO É DIGNO DELES” – RUI BARBOSA

Salvador, 11 de fevereiro de 2024.

Paulo César dos Santos Brito
Presidente do Sindvigilantes Bahia.