O Sindvigilantes-BA participou do 14º Congresso Nacional da CUT

O Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia (Sindvigilantes-BA) participou, entre os dias 19 e 22 de outubro, do 14º Congresso Nacional da CUT – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, realizado na capital de São Paulo.

Segundo Paulo Brito, presidente do Sindvigilantes-BA, é fundamental e importante a presença da categoria dos vigilantes ao Congresso da CUT, já que é uma categoria que contribuiu com a fundação da Central e, ao longo dos anos, acumula uma longa história de luta junto da Entidade que culminou, por exemplo em conquistas como os coletes a prova de balas, adicional de periculosidade, entre tantas outras conquistas.

Brito enfatizou que um dos temas que precisa ser amplamente debatido, se refere ao aprofundamento dos debates sobre terceirização, que é a causa principal para a perda de salários, precarização das relações de trabalho e fonte de exploração por parte do setor patronal.

O congresso, que ocorreu no ano em que a CUT celebra seus 40 anos de existência e luta, foi histórico para apontar o importante papel que a central tem, tanto para o processo de organização da classe trabalhadora, quanto no que se refere ao fortalecimento da democracia brasileira ou a reconstrução do país.

O evento reuniu sindicalistas de todos os estados da federação e de diversas categorias profissionais que mostraram a força que a família Cutista tem.

Durante o Congresso, o metalúrgico, Sérgio Nobre, foi reeleito presidente da maior central sindical da América Latina e quinta do mundo, para o período 2023- 2027.

O sindivigilantes-BA participou do 14º Congresso Nacional da CUT nas pessoas de Sua Diretora Executiva Cláudia Lúcia e o seu Presidente Paulo Brito.