Outubro Rosa: a prevenção é a melhor arma contra o Câncer de Mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância de prevenir o câncer de mama, um mal que acomete mais as mulheres.

São fatores de risco a idade avançada, excesso de peso e histórico familiar.
No Brasil, dos diversos tipos de cânceres que podem acometer as mulheres, o de mama é a primeira causa de mortes e, em 2023, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que 73.610 casos novos da doença tenham surgido.

Para a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), medidas simples de prevenção, com a adoção de alimentação saudável, prática de atividades físicas e realização de exames preventivos, como a mamografia, podem ajudar a reverter o triste cenário do câncer de mama no país, contudo é preciso se atentar que cerca de 60% das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegam aos consultórios com tumores avançados, com tamanho a partir de 2cm a 3 cm, com menos chance de cura, isso porque existe uma demora em diagnosticar, realizar e receber o resultado da biópsia.

Atualmente, os médicos recomendam que apesar do autoexame ser importante para as mulheres conhecerem o seu próprio corpo, nada substitui os exames preventivos.
O autoexame das mamas deixou de ser indicado para identificar e prevenir o câncer de mama, por não ser capaz de descobrir tumores de até 1 centímetro. Ao se autoapalpar e não identificar nenhuma alteração, a preocupação é que mulheres deixem de procurar atendimento médico e de fazer exames de detecção. Falhas neste rastreamento e a lentidão entre a confirmação e o tratamento contribuem para a mortalidade.

Recomendações
• Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
• Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
• Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Fonte:
Drauziovarella.uol.com.br
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Sociedade Brasileira de Mastologia