REAJUSTE DE 6%, REDUÇÃO DO DESCONTO DO TICKET, 12/36 SEM HORA EXTRA GREVE HEROICA, RECONHECIMENTO E APOIO DA POPULAÇÃO

NOTICIAS DA NOSSA GREVE – QUARTA-FEIRA, 07 JUN’17

Click aqui e baixe o nosso comunicado greve 2017

Depois de 10 horas de negociações no Ministério Público do Trabalho (contanto os 3 dias – 1º, 6 e 7 de junho) vencemos a intransigência e o deboche patronal, arrancamos na marra um reajuste de 6% no salário, uma redução de 5% no desconto do ticket refeição, manutenção intacta da jornada 12/36, pagamento dos dias parados e reconhecimento da legalidade e legitimidade da greve, entre outras coisas.
Os cerca de 1500 vigilantes, valorosos homens e mulheres de luta, resistentes, guerreiros, heróis (como outros heróis que fizeram a luta e permaneceram em vigília durante toda a tarde no interior do estado) aprovaram com cerca de 98% de votos, diante do MPT e sob testemunho da população e da imprensa, o acordo e o retorno ao trabalho a partir das 7hs desta quinta-feira, dia 08 de junho.
Não foi o resultado dos nossos sonhos, mas na conjuntura de crise econômica e política, do desemprego, de reformas que atacam os trabalhadores a greve foi, acima de tudo, vitoriosa e heroica.
A categoria, repetimos, A CATEGORIA derrotou o deboche e a humilhação patronal, a tentativa de escravização. Vigilantes, sejam mais velhos ou os mais novos, da capital e interior, enfrentam e venceram o medo, deram um exemplo de seu valor e fizeram uma das greves mais longas (15 dias) do setor privado na Bahia, mexendo com a vida em todo o estado (sindicato dos donos de lojas diz que as vendas no comercio caíram cerca de 50%) e conquistando o respeito, a solidariedade e apoio em todas as classes sociais, de todos os setores da sociedade.
A lideranças sindicais, mesmo atacadas o tempo todo pelo patronato mais reacionário e escroto, com seus bajuladores, souberam traçar a melhor tática (parar bancos, INSS, etc.), eleger prioridades, apoiar a categoria e conduzir a luta com firmeza, ousadia (o ROLEZÃO nos shoppings foi histórico, surpreendente, decisivo e corajoso), transparência, democracia e muito vigor.
Não restará lugar para derrotistas, covardes, tampouco para traidores. Fizemos o melhor e somos vitoriosos. Voltamos aos nossos postos de trabalho com a cabeça erguida, moral alta, estima elevada e sentimento de dever cumprido. Não fugimos à luta, não nos omitimos ou nos acovardamos.
VALEU VIGILANTE !!!
PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO FIRMADO E APROVADO NO MPT:
• Reajuste de 6% nos salários a partir de 1º de maio;
• Manutenção da data-base em 1º de fevereiro e de todas as conquistas da CCT;
• Manutenção intacta da jornada 12/36 (patrões recuaram da proposta de 8hs- desmontamos o blefe);
• Aplicação do índice de 6% no ticket, cesta, etc.;
• Redução de 5% no desconto no ticket (de 20% para 15%);
• Dias da greve sem desconto e eventual compensação se a escala permitir;
• Reconhecimento da legalidade e legitimidade da greve, portanto sem retaliação ou qualquer punição.
Alguns itens da nossa pauta ficaram agendados para negociação, como a operacionalização de atrasos na troca de turno, além de pautados ou registrados na agenda do MPT ou SRT, como a cota de mulheres.
(após a assinatura da Convenção, sai tabela e informações mais detalhadas)

O HISTORICO PAPEL DOS ORGÃOS DE MEDIAÇÃO (MPT E MT) E DOS PARCEIROS DE LUTA
Temos de fazer um registro, agradecer o empenho, esforço e respeito do Ministério Público do Trabalho e do Mistério do Trabalho para com a categoria. Podemos dizer que mobilizamos toda a estrutura do MPT pela nossa causa. Do Procurador Chefe ao Servente do órgão, todos torceram e se mobilizaram pela nossa causa. Também não foi uma mediação qualquer. 4 procuradores (o normal é somente 1) foram destacados e conduziram o tempo todo a negociação a qual também se juntou hoje a Superintendente do Ministério do Trabalho.
Até o Superintendente Regional da Caixa Economica também compareceu à mediação. Da nossa decisão (da categoria) a Caixa iria suspender ou não o atendimento de mais de 210 mil beneficiários para saque do FGTS previsto para este sábado, 10 de junho.
O tempo todo também esteve conosco no MPT o Presidente da CUT Bahia Cedro Silva, os Advogados do Sindicato (Nei Viana e Lamartine Arouca). A Vereadora de Salvador Marta Rodrigues esteve todos os dias com a categoria na porta do MPT. Já o Deputado Nelson Pelegrino ficou o tempo todo na mediação de ontem (6), inclusive como advogado e hoje (7) acompanhou de Brasilia, em tempo integral, a negociação e, no final fez um segundo pronunciamento da Câmara registrando nossa vitoria.

NUNCA ESTIVEMOS SÓS
O apoio e a solidariedade também veio de todas as partes: do Sindicato UNI Mundial, da CUT e outras centrais, da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e dos Sindicatos de luta de vigilantes de todas as partes do pais e do movimento sindical sério do nosso estado (petroleiros, previdenciários, sindililmp, refeições coletivas, saúde, professores, servidores do judiciário federal, bancários, entre muitos outros na capital e interior. Queremos destacar, sem diminuir os demais, o Sindlimp e os Bancarios, tanto da capital como do interior: foram fundamentais na nossa luta, fazendo as ações conjunta e denunciando ou fechando bancos sem segurança.
Mas o apoio e solidariedade e o reconhecimento do povo (jovens, aposentados, gente da periferia, da classe média, de todas as partes, enfim) e o respeito da imprensa foi muito emocionante. Nos enxergaram.

VIGILANCIA E PRONTOS PARA LUTAR
Com o fim da greve não baixamos as armas. Qualquer patrão “presepeiro” que desrespeite o vigilante deverá ser denunciado. Ficaremos de plantão, com Cospe Balas e tudo para enfrentar qualquer punição, retaliação e não vacilaremos em recorrer a imprensa, ao MPT, aos contratantes ou outros órgãos para denuncia-los. Não fique calado, denuncie.

DA DIRETORIA, O AGRADECIMENTO E O RESPEITO
Que CATEGORIA valorosa!!! Estamos todos (Diretoria do Sindvigilantes/Bahia, Sindmetropolitano, SVItabuna e Sindvigilantes/Feira) muito orgulhosos de todos vocês colegas. Que bom poder respeitar e ser respeitado por todos os guerreiros e guerreiras. Contar com o apoio e confiança. Procuramos fazer o melhor. Sabemos que temos defeitos (somos humanos), mas nunca desonestos ou traidores com voces. Para nós, DEVER CUMPRIDO. A LUTA CONTINUA !

“Amanhã! Será um lindo dia Da mais louca alegria Que se possa imaginar
Amanhã!
Redobrada a força Prá cima que não cessa Há de vingar
Amanhã! Mais nenhum mistério Acima do ilusório O astro rei vai brilhar
Amanhã! A luminosidade Alheia a qualquer vontade Há de imperar!
Há de imperar!
Amanhã! Está toda a esperança Por menor que pareça Existe e é prá vicejar
Amanhã! Apesar de hoje Será a estrada que surge Prá se trilhar
Amanhã!
Mesmo que uns não queiram Será de outros que esperam Ver o dia raiar
Amanhã! Ódios aplacados Temores abrandados Será pleno!
Será pleno! (Guilherme Arantes)”

É GREVE! É GREVE! É GREVE! É GREVE! É GREVE! É GREVE! É GREVE! É GREVE!
VIVA OS VIGILANTES DA BAHIA !!!
SINDVIGILANTES/BA – 71 3525 6520

Compartilhe:
CNPJ: 14.799.068/0001-97 Sindicato dos empregados de empresas de segurança e vigilância do estado da Bahia