SINDICATOS E CNTV SE REÚNEM COM PRESIDÊNCIA DA CAIXA E BANCO DO BRASIL.

Nos primeiros meses do governo Lula e com um ambiente de democracia mais “respirável”, dirigentes do Sindvigilantes/BA e da CNTV (Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes) foram recebidos pelos Presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, em Brasília, levando questionamentos e pleitos da categoria.
De pronto, as entidades levaram o protesto contra a licitação realizada pelo banco, ainda no governo do genocida, em que foi implantado postos de 6 horas em agências do interior do estado, com recomendação expressa para as empresas contratarem Vigilantes como horistas ou intermitentes. Isto resultou no desemprego de mais de 50 Vigilantes, muitos com mais de 20 anos de banco e os novos (horistas e intermitentes) sem direito ao Piso Salarial e outras conquistas e direitos (alimentação, por exemplo).
Os Sindicatos e a CNTV também pleitearam que os bancos oficiais implantem políticas de melhoria nas condições de trabalho, de respeito aos Vigilantes e proteção dos seus direitos. Enquanto a Caixa já aplica o ANTICALOTE, o BB ainda não aplica este procedimento e deixa os Vigilantes sob o risco de calote das empresas contratadas. Também foi proposto aos dois bancos a criação de um Grupo de Trabalho (banco, Sindicatos e CNTV) para que se reúnam periodicamente e trate de questões de proteção e respeito para os vigilantes, bem como de ações de melhoria das condições de trabalho e salario.
Nossa contribuição para a vitória do Presidente Lula abre janelas para o diálogo respeitoso e construtivo diante dos desafios e pleitos dos Vigilantes. No governo do genocida não se conversava, principalmente com um Presidente da Caixa “predador sexual de mulheres”. Mas este espaço só resultará em algo concreto na medida em que os trabalhadores e suas lideranças sejam propositivas, organizem e apresentem seus pleitos e se mobilizem por eles. Você Vigilante BB e Caixa, tomem iniciativa e fale com seu Sindicato. Denuncie, reivindique.
A luta também é pelo EMPREGO, RESPEITO, DIGNIDADE E PROTEÇÃO.