Paulo César dos Santos Brito

Vigilante desde 1987, em época de trabalho árduo com jornada 6X1, Paulo Britto iniciou na Transegurança, na atividade de transporte de valores, em um tempo onde atuava armado e sem colete, além de receber salário em moeda. Mesmo com essa situação, jamais deixou se abater. Em uma ocorrência foi covardemente baleado por ladrões em um assalto ao carro forte em que trabalhava, quando pegava numerário no Lojão Tio Correa na Avenida Bonocô, atualmente, Max Atacado.

Em 1998, junto com o companheiro Boaventura iniciou na direção do nosso Sindvigilantes/BA, sendo Diretor de Comunicação mais atuante que este Sindicato já teve, segundo os colegas.

Várias situações marcantes vividas por Paulo Britto nessa batalha, principalmente quando denunciou os bancos para que colocassem portas giratórias nas agências, onde de maneira bastante firme, mostrou a vulnerabilidade dos locais, adentrando nos bancos portando arma de fogo e mostrando a facilidade que os bandidos teriam para colocarem vidas em risco.

Na direção do nosso Sindicato, liderou diversas greves, manifestações, lutas e conquistas com muita combatividade, competência e sobretudo, com o respeito da nossa categoria, em especial os colegas da MJR, quando teve atuação importante e fundamental para através dos 14 milhões de reais bloqueados garantir aos mais de 1.500 vigilantes o recebimento de suas verbas rescisórias. Foram mais de dez milhões numa transferência de renda jamais vista no Estado da Bahia, aos vigilantes da JAVA, MAP, GUARDSECURE, ESTRELA, STARVIG, SERVIS, MF, entre outras.

Tudo isso foi resultado da luta e do trabalho organizado por Paulo Brito, quando esteve a frente do Setor Jurídico do nosso Sindicato. O contato com o mundo jurídico, abriu as postas para um novo desafio e, então Paulo Brito, escreveu uma nova história: foi estudar Direito, mesmo estando em posto de serviço, atuando nos plantões de 12X36h noturno, e ainda assim, conseguiu concluir o curso de Direito na Faculdade 2 de Julho e sendo aprovado no exame da Ordem dos Advogados da Bahia. Além de vigilante, nosso atual presidente também foi Agente Penitenciário e Carteiro e hoje além de também é advogado dedicado à categoria.